Formação para profissionais de saúde
Muitas unidades de saúde familiar e centros hospitalares por todo o país foram convidados a acolher o curso, intitulado “Estratégias alimentares e nutricionais para pessoas idosas em contexto clínico”. Este curso é creditado pela Universidade do Porto, conferindo 1ECTS, e é ministrado por formadores acreditados.
Portalegre e Elvas foram, em Janeiro, as primeiras localidades a acolher as formações destinadas a profissionais de saúde no âmbito do Projeto Nutrition UP 65.
Em abril, na USF de Espinho, a formação ficou a cargo da Dra. Dina Matias e teve um excelente acolhimento por parte de todos os profissionais que lidam com pessoas com 65 ou mais anos.
Durante a formação são abordados temas como a desnutrição, obesidade, sarcopenia, fragilidade, desidratação e são exploradas estratégias nutricionais para prevenir ou mitigar estas condições de saúde.
A coordenação do Projeto Nutrition UP 65 agradece a todos os participantes e formadores que tornam possível a dinamização destes cursos, que esperamos se revelem úteis no desafio da promoção da saúde nas pessoas com 65 ou mais anos.